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25 anos de Super Mario Bros

     Parece que foi ontem... Super Mario Bros era lançado por uma empresa que viria a ser idolatrada por muitos... Para um console que ficaria na memória dos fãs... para a nossa vida! Super Mario Bros completou neste dia 13 de setembro de 2010 seu aniversário de 25 anos. Infelizmente esta data passou em branco no Point Games Brasil por causa de um vírus filho da pulícia que pegou meu PC de jeito. Ele foi para o hospital a informática e após ser curado da gripe terem solucionado o problema, voltou para os meus braços a minha escrivaninha. Então hoje poderei homenagear, mesmo que atrasado, o aniversário de 25 anos de Super Mario Bros!

Nasce um mito
     Até então, os jogos não tinham sequer história: Apenas uma introduçãozinha para explicar os personagens e os cenários nos quais os jogos se passavam. Mas eis que uma princesa foi sequestrada por uma tartaruga bípede, e isto deu origem à primeira história concreta de um jogo de videogame.
     O seu protagonista, Mario, ficaria marcado não só na história dos videogames, mas também na história de muitas pessoas... Mario deveria salvar a princesa Peach de Bowser, uma tartaruga-dragão que quer dominar o Reino do Cogumelo, cenário onde o game se passa. Mario contaria com a ajuda de cogumelos mágicos, flores de fogo e o escambau para salvar a Princesa, a qual ele ama. Romance, aventura e ação marcam presença naquele que é considerado um dos melhores games da história.

A continuação não foi perfeita
     Após Super Mario Bros literalmente apavorar, a Nintendo lançou uma sequência para a aventura: Super Mario Bros 2. Porém, este game era muito difícil, quando digo muito, digo muito mesmo. Só mesmo os experts dos experts do Super Mario 1 poderiam vencer este desafio. Bem, digamos que ficou tão difícil que o game nem ao menos foi lançado na América. Com vergonha de trazer ao público americano uma m&rD@ dessas, a Nintendo americana hackeou um game japonês chamado Doki Doki Panic, substituindo os personagens originais pelos personagens do Mario. A engine do game foi modificada, agora pular nos inimigos não funcionava mais. Você tinha que arrancar vegetais do chão e jogar neles. Bizarro isso, não? Bem, é mais fácil do que passar pelas insanidades do Super Mario Bros 2 japonês.

Dando a volta por cima
     Super Mario Bros 3 foi lançado em todo o planeta, assim como o primeiro Mario. Isso porque, assim como da primeira vez, fizeram um game decente. O primeiro game na história a utilizar um mapa para se locomover de uma fase a outra, novos itens e power-ups, jogabilidade melhorada, nova história. Super Mario Bros 3 estava ainda melhor que o primeiro game da série! Agora, o vilão Bowser estava acompanhado de seus 7 filhos (alguém pode me dizer a que altura caíram os peitos de Claudia Koopa?). Cada um tomou um pedaço do Reino do Cogumelo, o que significa que a missão do Mario iria ficar ainda mais difícil. Como se não bastasse, os bastões mágicos de cada rei foram roubados, então Mario deveria recuperá-los a todo o custo! Um dos melhores da franquia era e sempre será Super Mario Bros 3.

Ainda melhor que o 3
     O novo videogame da Nintendo, o Super Nintendo, era ainda melhor que o NES. Então, seu Mario deveria também ser melhor que os do NES. E foi. Super Mario World conseguiu inovar ainda mais do que Super Mario Bros 1, 2 e 3. World trazia ainda mais itens e power-ups, novos mundos e fases, mais uma vez os filhos de Bowser, além do seu trunfo: a jogabilidade 2D de Super Mario havia atingido a perfeição. Bastava coordenação motora, e todo e qualquer movimento poderia ser perfeito.
     Mario também havia ganhado um novo amigo, Yoshi, o dinossauro que servia de montaria. Com ele tudo era mais fácil, os inimigos podiam ser engolidos, os obstáculos transpostos, enfim, o jogo ficava mais fácil, e também mais divertido. Enfim, Mario World havia atingido a perfeição da saga Mario. Defeitos? Contras? Nenhum.

A chegada no 3D
     Nintendo 64, o novo videogame da Nintendo, finalmente havia ingressado a empresa no novo conceito de games, os 3D. E o Mario não ficou para trás. Super Mario 64 foi o primeiro game lançado para o Nintendo 64, e fez o maior sucesso num console que ninguém acreditava. Os mundos dos games anteriores agora estavam em 3D, finalmente poderiam ser explorados por completo, a aventura estava maior. Novo jeito de resgatar a Peach: coletar as estrelas mágicas de Bowser! O vilão usou um feitiço para prender a princesa em um lugar bloqueado do castelo, e só coletando 70 estrelas e derrotando Bowser 3 vezes seria possível libertar a donzela. Como se não bastasse, outras 50 estrelas poderiam ser coletadas para fechar o game por completo, o que totalizaria 120 estrelas. E ainda por cima, só o jogo em si já era uma diversão. A vontade mesmo era de ficar brincando pelo cenário, andando pra lá e pra cá, sem fazer nada. Coisa que GTA nenhum deixa fazer. Pra mim este é o melhor Mario de todos, porém há controvérsias, mas eu particularmente adoro este. Ah, e lembra quando eu disse que a jogabilidade 2D do Mario havia atingido a perfeição em Super Mario World? Bem, agora, foi a jogabilidade 3D que conseguiu esse apogeu, mas, logo de primeira, sem precisar de três games para se aperfeiçoar.

Mas o quê diabos é esse troço que o Mario tem nas costas?
     O PlayStation 2 tornara-se o videogame do povo: Todo mundo tinha ou queria. Isto fez com que o Game Cube, o novo console da Nintendo, no estilo do PlayStation 2 mas com algumas características herdadas do Nintendo 64, passasse despercebido pelo público, e junto dele, um ótimo game do Mario: Super Mario SunShine.
     A missão de Mario agora era bem mais fácil: limpar uma ilha. POOOOOOOOORÉM, uma ilha suja pelo próprio Mario. Mas pera aí, por quê o Mario iria sujar uma ilha? Não, não se tratava do Mario, mas sim do oitavo e mais novo filho de Bowser: Bowser Jr. Os 7 Koopalings ficaram de fora dessa vez, agora, era Bowser Jr, junto de seu pai, que iriam fazer a festa. Mario contaria com a ajuda do F.L.U.D.D., um equipamento capaz de disparar jatos d'água que iria ajudá-lo a limpar a ilha e inclusive combater a dupla de vilões, Bowser e Bowser Jr. O equipamento foi muito estranhado pelos jogadores, mas logo todos se acostumaram. Não digo que foi o melhor jogo do Mario, mas foi um dos títulos de maior peso do Cubo roxo da Nintendo.

A volta às origens
     No Nintendo DS, o portátil da Nintendo, era lançado New Super Mario Bros, jogo 2.5D (gráficos 3D com jogabilidade 2D) que revivia as primeiras aventuras do Mario, no velho estilo do NES com uma pitada de inovação. Bowser Jr também voltou, o que significa que os Koopalings haviam morrido de vez em Super Mario World. Mas o mais inesperado, Bowser morre logo no início do jogo! Spoiler: ...e regressa no final sob uma forma esquelética. New Super Mario Bros conseguiu ressuscitar com perfeição a velha fórmula Mario, dando bons toques de inovação. Ponto para a Nintendo.

Não bastasse o Reino do Cogumelo...
     ...agora a missão era salvar a galáxia inteira! Sim, Super Mario Galaxy saiu para Wii utilizando a mesma fórmula de New Super Mario Bros: não criar um jogo novo com retoques do antigo, mas sim recriar o game antigo com inovações. Assim como New Super Mario Bros ressuscitou o estilo da trilogia do NES, Galaxy trouxe de volta a magia de Super Mario 64. E não é que deu certo? O game ficou tão bom que ganhou uma continuação chamada Super Mario Galaxy 2, melhor ainda. Ambos reviveram, mas de forma original, a essência do Mario 64, e assim como todos os Marios, se tornaram títulos de peso para o console que foram lançados (no caso de Galaxy, o Wii).

A lenda (re)começa
     Uma sequência de New Super Mario Bros, após muito tempo de espera, saiu para o Nintendo Wii, chamada New Super Mario Bros Wii. Agora, os 8 filhos de Bowser (Bowser Jr + os Koopalings, que haviam sumido depois de Super Mario World) decidiram se unir pela primeira vez e sequestrar a princesa Peach (pela trocentésima vez). O game, apesar de levar o subtítulo "Bros", mais parece um New Super Mario World, pois temos a volta do Yoshi e outros elementos "Worldianos". Além da possibilidade de se jogar em até quatro pessoas simultaneamente! A série Mario, finalmente, atingiu a perfeição total.

E o futuro?
     Shigeru Miyamoto, o criador da série, deveria dar aulas de como fazer jogos para essas empresinhas que só fazem porcarias e ainda querem chamá-las de jogos. E se já tivemos tantos games bons do Mario, no futuro será ainda melhor! Fora os que eu citei acima, tem ainda os remakes pra Game Boy Advance, os games de corrida e esportes, os RPGs, a subsérie Yoshi's Island e outros, e eu garanto que 101% por cento são ótimos games. A série já mostrou que não é de piorar conforme novos títulos saem, ao contrário, ela só melhora. Então, no futuro, só podemos ter certeza de uma coisa: as pérolas que virão serão ainda mais brilhantes.
Game Vicio Br.

Parabéns pelos 25 anos de Super Mario Bros!

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